Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Banisteriopsis salicifolia (DC.) B.Gates DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 14-08-2012

Criterio:

Avaliador: Diogo Marcilio Judice

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

B. salicifolia foi considerada "Possivelmente Extinta" (PE) na lista de Minas Gerais de 1997. No entanto, a espécie foi recoletada em 2004 no Parque Estadual do Brigadeiro. O material disponível para avaliação é insuficiente, tendo em vista as dúvidas quanto à real distribuição da espécie. O especialista não teve acesso à este material e coletas foram invalidadas. A espécie foi considerada "Deficiente de Dados" (DD) e sugere-se um revisão do material disponível para a espécie. Da mesma forma, um esforço de procura pela espécie também deve ser prioridade.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Banisteriopsis salicifolia (DC.) B.Gates;

Família: Malpighiaceae

Sinônimos:

  • > Banisteria salicifolia ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

É facilmente distinguida de Banisteriopsis parviflora pelas suas folhas e inflorescência seríceo-tomentosas,e o seu fruto com uma asa grande (Gates, 1982).

Distribuição

A espécie ocorre no bioma Cerrado, exclusivamente no Estado de Minas Gerais (Mamede, 2010).

Ecologia

O fruto na maioria das espécies de Banisteriopsis consiste em três samaras que se separaram na maturidade. Cada samara dispõe de uma asa dorsal bem desenvolvida, que é engrossada ao longo de sua margem superior (Gates, 1982). Espécie coletada em fruto em agosto (Gates, 1982).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes A espécie tem sido raramente coletada, e é possível que agora esteja extinta devido à destruição das florestas perto de Ouro Preto (Gates, 1982).

9.2 Poor recruitment/reproduction/regeneration
Detalhes De acordo com Amorim (com. pess.) as espécies do gênero Banisteriopsis são lianescentes de floresta, que necessitam de ambiente florestado para manter suas populações sadias. São altamente dependentes de florestas.

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Observações: A espécie foi considerada "Possivelmente Extinta" (PE) na Lista vermelha da flora de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

Referências

- ANDERSON, W. R.; ANDERSON, C.; DAVIS, C. C. in Malpighiaceae, University of Michigan Herbarium (MICH). University of Michigan Herbarium (MICH). Disponivel em: <http://www.lsa.umich.edu/herb/malpigh/index.html>. Acesso em: 10 de Dezembro de 2012.

- GATES, B. Banisteriopsis, Diplopterys (Malpighiaceae). Flora Neotropica, v. 30, p. 1-237, 1982.

- AMORIM, A.M.A. Comunicação do especialista André Márcio Araujo Amorim da Universidade Estadual de Santa Cruz, Bahia, para o analista Diogo Judice, pesquisador do CNCFlora, em 29/02/2012.

- MAMEDE, M. C. H. Banisteriopsis in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB030429>. Acesso em: 12 de Agosto de 2011.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

Como citar

CNCFlora. Banisteriopsis salicifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Banisteriopsis salicifolia>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 14/08/2012 - 18:11:16